Quem sou
Quem sou
Meu nome é Natalie van den Berg. Sou psicóloga, especialista clínica e mestre em Desenvolvimento Humano e Terapia Individual, de Casal e de Família pela University of Conneticut, E.U.A. Tenho também uma formação de base em Terapia Focada nas Emoções (EFT – Emotionally Focused Therapy).
O meu desejo com este website é que você possa explorar livremente informações a meu respeito, desde a minha formação até o meu estilo terapêutico e aquilo que eu tenho a te oferecer.
Ao longo das últimas três décadas já trabalhei com um público bastante diverso, estendendo desde a criança e o adolescente, passando pelo jovem e adulto ao idoso. Dentro desse contexto, casais e família sempre tiveram um lugar especial. Quem sou profissionalmente hoje é fruto da interação com cada um que tive o privilégio de auxiliar ao longo desses anos. Hoje sou uma profissional madura, experiente e ainda assim continuo em evolução. Amo o que faço e agregar novo conhecimento a minha prática, de base científica sólida e que promove um processo terapêutico eficaz, é um compromisso que mantenho com você. Em particular tenho procurado integrar ao meu trabalho um conhecimento mais profundo da ciência do apego (vínculo) e o papel central da conexão humana na corregulação das emoções, manejo de estresse, assim como na construção de relações interpessoais de qualidade e duradouras. O meu desejo é que, quer busque uma terapia individual, de casal ou família, que experimente de forma potente aquilo que ingressar nessa jornada terapêutica possa te oferecer.
Dando início a esse processo, você encontrará um espaço seguro, onde juntos iremos explorar aquilo que necessita. Eu sou uma terapeuta por natureza, afetiva e relacional; estarei sempre atenta à você, te acompanhando no seu ritmo. Nas suas sessões, poderemos abordar questões de ordem prática, existencial ou relacional, sejam eventos esperados ou desdobramentos de situações críticas ou emergenciais. Enfim, me proponho a trabalhar lado a lado com você, unindo os meus recursos com aquilo que você também tem de melhor: a sua história e a sua vivência.
Como pessoa e ser humano, amo o processo de aprender e estar sempre me reinventando. Continuamente me surpreendo com tudo aquilo que a vida ainda tem para oferecer.
Hoje me vejo num momento novo. Os filhos, ambos jovens adultos, já vem dando seus primeiros voos solos. Isto significa que tenho espaço para cultivar novos interesses, assim como me dedicar a interesses antigos. Tenho tido o prazer de aprofundar novamente nos estudos da ciência do amor e relacionamento humano, assim como me aproximar mais das pessoas.
Faço trabalho de tradução simultânea (inglês e português) para a comunidade internacional e nacional da Terapia Focada nas Emoções, visando construir pontes entre profissionais em formação e que talvez não tivessem acesso a esse tipo de conteúdo, em função da língua.
Amo observar as pessoas no seu habitat natural, no ir e vir do cotidiano (nos lugares que também habito), assim como em contextos e culturas distintos daqueles em que convivo. Todas as idades me fascinam.
São experiências que me despertam para reflexões diferentes, e que consequentemente, me enriquecem.
Vejo arte por onde ando. Desde as cores na natureza, nas ruas, aos cheiros e sons, gosto de reparar. Olhando de fora, me vejo tendo uma intensa curiosidade sobre a vida e me fascino com o seu burburinho. No momento, dançar tem sido uma forma criativa e gentil de me movimentar e ao mesmo tempo de me expressar.
Assim como aprecio o movimento e as pessoas, valorizo momentos e espaços de quietude e estar só e que me permitem desconectar do que se passa ao meu redor. Ou seja, onde não preciso fazer nada, nem cumprir nenhuma expectativa. Isto me permite um espaço para conectar com meus sentimentos e pensamentos íntimos e descansar dos estressores e pressões externas. É o tempo da pausa. Por exemplo, gosto muito de ler. Tenho prazer nas palavras que me soam como poesia e me alimentam assim como cor.
Na leitura, me regenero. Mais do que erudição, os livros representam pra mim uma experiência lúdica de brincar com as ideias, me emocionar com as histórias reais e fictícias dos personagens e aprofundar na luz e sombra humana. Como muitos, já vivi momentos de turbilhão, assim como outros que eu chamo de “O deserto da Sibéria”. Foram momentos que impactaram a mim, assim como os que eu amo, que implicaram em um antes e depois. Ainda bem que tive o privilégio de ter pessoas ao meu lado que me deram a mão.
Hoje posso dizer que essas experiências tão difíceis resultaram no bem, revolucionaram quem eu sou hoje, assim como a minha prática clínica: me deram profundidade, vivência e mais do que tudo, me deram um novo olhar sobre o que importa. Me alegro novamente com a vida e gosto de dividir esta jornada com os meus clientes e pessoas amadas. Em particular, sou grata pelo marido que já viveu todos esses altos e baixos comigo. Viver ao lado dele tem sido uma aventura que vale a pena.
A minha formaçao é intercultural. No Brasil, eu me formei em psicologia pela PUC-MG em 1994, com uma ênfase em Psicologia Clínica. Também tenho título de Especialista Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e Espírito Santo. Nos Estados Unidos, no período de 2011 a 2013 realizei meu mestrado no programa de pós-graduação em “Human Development and Family Studies” (Desenvolvimento Humano e Estudos em Família) pela University of Conneticut, com a área de concentração em Marriage and Family Therapy (Terapia de Casal e Família). Esse programa foca na formação de um mestre no modelo clínico-pesquisador.
Atualmente, integro a minha formação, um novo pilar com base em Terapia Focada nas Emoções, na qual eu continuo investindo tanto no indivíduo, casal como família. EFT
Assim como nos estudos contínuos na área de trauma e mais especificamente, na regulação do Sistema Nervoso – Teoria Polivagal, desenvolvida por Stephen Porges. É uma teoria neurobiológica que explora como o sistema nervoso autônomo (SNA), especialmente o nervo vago, influencia as respostas emocionais, comportamentais e sociais. Ela descreve como o sistema nervoso se organiza para responder a estímulos ambientais, utilizando três estados principais: segurança, alerta/luta ou fuga e colapso/imobilidade. Esta teoria só vem a somar a minha formação e aquilo que tenho a oferecer aos meus clientes.
No Brasil completei duas formações mais extensas:
Além disso, na área acadêmica, cursei duas disciplinas de mestrado isoladas em educação e recursos humanos nas organizações (centradas em temas como assédio moral, violência e poder).
Nos Estados Unidos 2011-2013, pude aprofundar em diversas áreas dentro do campo de ciências do desenvolvimento humano e estudos em família tais como:
Como parte do mestrado tive oportunidade de integrar a equipe de residentes da Humphrey Clinic for Individual, Couple and Family Therapy da universidade, além de atuar no Stafford Family Services (uma clínica externa a universidade) que servia à comunidade da cidade de Stafford, CT. Também durante este período participei de cursos de formação complementar, entre eles:
Desde que retornei do mestrado, continuo em uma busca contínua por complementar minha bagagem com estudo e formação de peso em áreas que apoiam as pessoas e os seus relacionamentos e que tenha base em evidência científica tanto quanto na minha experiência no dia a dia da clínica. Naveguei por algumas áreas diferentes, tais como a EMDR na minha busca por compreensão do impacto do trauma nos relacionamentos e nas pessoas, porém foi na Terapia Focada nas Emoções e nos estudos da Teoria Polivagal, que mais observei um salto qualitativo naquilo que eu tinha a oferecer aos meus clientes.
EFT
Workshop
Outros
Programados para 2025: